29/01/2024 às 14:02 Festa Infantil

Guia - O que você precisa saber antes de sua festa

154
8min de leitura

Um dia especial para vocês e para mim. Ser escolhida para registrar e viver o dia do aniversário do seu filho(a) junto com vocês é um privilégio e uma das minhas maiores alegrias!

Minha missão é retratar tudo de especial que será vivido, unindo o amor de vocês, sua felicidade e todos os seus sentimentos, ao meu olhar cheio de carinho!

No dia da festa meu objetivo é que você se divirta e aproveite este dia com seu filho(a), sua família e amigos, sem se preocupar com as fotos.

Por isso vou dar aqui algumas recomendações e explicações práticas para que possam aproveitar ao máximo esse dia e possamos extrair o melhor do seu evento.

1. A minha chegada na festa

Chegarei alguns minutos antes da hora marcada no convite para fazer com calma o registro fotográfico da decoração e ambientação da festa, o que normalmente leva 10 a 15 minutos.

Peço que avise o buffet infantil e a empresa de decoração para que possam se programar e finalizar a entrega da mesa e liberar o espaço pelo menos 30 minutos antes do horário de início marcado no convite.

Ao chegarem, fiquem à vontade para circular pelo local da festa e resolver qualquer pendência com o buffet.

2. As fotos protocolares (posadas) dos pais com o(a) aniversariante

Recomendo que vocês cheguem pelo menos 15 minutos antes do horário marcado para fazermos as fotos protocolares (posadas) na mesa do bolo.

Assim terei a oportunidade de fotografar o(a) aniversariante ainda no ambiente vazio.

Vocês podem conduzir o(a) aniversariante para que conheça sua própria festa, mostrar a decoração que foi especialmente preparada para ele(a), entrar nos brinquedos juntos.

Esse é o melhor momento para isso, é a parte mais tranquila, antes dos convidados chegarem.

Para fazer essas fotos tranquilamente precisaremos de aproximadamente 10 minutos.

Se tiverem contratado personagens vivos, reserve um momento para fazer pelo menos uma foto com eles também.

3. As fotos protocolares (posadas) dos familiares

Escreva uma lista de familiares que não podem ficar de fora das fotos protocolares (avôs e avós, madrinha e padrinho, tios e tias, primos, etc) antes da festa.

Com o checklist em mãos vou te ajudar a lembrar de fazer essas fotos no dia da festa. Na correria é muito comum os pais esquecerem de fazer as fotos com alguns convidados especiais.

Recomendo que essas pessoas sejam pontuais ao chegarem na festa, assim já garantimos a foto tão desejada. Desta forma, após as primeiras fotos com vocês, já podemos fazer as fotos posadas com estes convidados especiais.

Neste momento vocês estarão mais tranquilos, todos ainda estarão bem arrumados e o(a) aniversariante não estará cansado(a).

Em seguida o(a) aniversariante estará "liberado" para curtir a festa e vocês poderão receber os primeiros convidados!

Caso ocorram atrasos, as fotos posadas que não tiverem sido feitas neste momento, poderão ser feitas a medida que essas pessoas chegarem.

Peço que você me sinalize durante a festa quem são essas pessoas para que possa garantir as fotos com elas.

IMPORTANTE!

Evite deixar para fazer as fotos com as pessoas mais importantes após cantar o parabéns. Neste momento, geralmente o clima é menos favorável, principalmente por parte do(a) aniversariante, que já estará bem cansado(a), e menos colaborativo para fazer esse tipo de foto. Principalmente pelo tumulto ocasionado pela festa já rolando.

4. Fotos posadas com os convidados

Geralmente, os demais convidados começam a chegar na festa 15 minutos após o horário marcado no convite e permanecem chegando, espaçadamente, até 1 hora e meia após o horário marcado (sendo, o auge, 30 minutos após o horário marcado).

Por este motivo, caso seja da vontade de vocês ter o registro posado com os convidados, recomendo que ele seja feito na segunda hora da festa, de mesa em mesa, em grupos.

Ou se preferir, fique a vontade para me chamar durante a festa a medida que queira ter fotos com algum convidado específico.

5. Meu estilo de fotografia

Trabalho com o registro criativo/fotojornalístico, isso quer dizer que vocês não precisam se preocupar se estão me atrapalhando, nem posar para a câmera quando eu estiver por perto (isso inclui não pedir para que o(a) aniversariante olhe e sorria para mim o tempo todo).

Estarei sempre pronta para registrar o que está acontecendo naturalmente à minha volta. Além de captar sentimentos, estarei sempre preocupada em registrá-los de forma bonita “no seu melhor ângulo”!

Mas é claro, caso queiram olhar para a câmera e pedir fotos específicas, a todo momento, estarei à disposição!

As crianças estão na festa para brincar e se divertir, e os registros serão feitos sem que as crianças precisem olhar para a câmera e fazer poses a todo momento. Eu gosto de deixar as crianças à vontade para brincar e curtir o dia.

Eu estarei focada em cada brincadeira, em cada sorriso e cada gargalhada espontânea!

6. Compartilhe comigo a programação da festa

Me conte quais serão as atrações especiais da festa, como por exemplo show musical, apresentação de personagens vivos, teatro, show de mágica, etc.

Me fale a hora que irá começar e a duração de cada atração.

Assim eu estarei preparada e ainda mais focada no(a) aniversariante nestes momentos para registrar suas emoções e reações.

Observação

Geralmente após 2 horas de festa eu faço uma breve pausa de até 10 minutos para descansar e comer. Sabendo o roteiro da festa eu poderei me preparar melhor para não perder nada durante este rápido intervalo.

7. Aceitação dos bebês e crianças com relação às fotos posadas

Independente da idade, muitas crianças não aceitam participar de fotos posadas facilmente. As mais novas se cansam por serem passadas de colo em colo, as mais velhas não querem trocar a oportunidade de aproveitar sua festa brincando por fotos posadas com a família, outras podem demonstrar avesão ao ato de seremfotografadas devido à obrigação rotineira de posarem pra fotos em outras ocasiões. Caso isso ocorra, tentarei realizar o registro da forma menos estressante possível. Sobretudo, meu conselho é: quem manda são eles!

Peço, com muito carinho, que não negociem fotos com eles, nem antes, nem durante a festa. A idéia de participar das fotos em troca de “uma recompensa” faz com que eles enxerguem as fotos como algo negativo, uma tarefa chata a ser cumprida... e isso é o oposto do que queremos, não é?!?

Algumas crianças de 1 e 2 anos ficam apreensivas e mudam seu comportamento no dia da festa. Podem ficar medrosas e sérias. São muitos novos estímulos nesse dia. O conselho anterior vale aqui também. Dê tempo a eles, tente relaxar e respeite seus limites... lembre-se que a festa é dele(a) e o que buscamos é que ele(a) esteja feliz e aproveitando a sua festa! Fotografar crianças compreende, também, entendê-los e saber como lidar com eles. Estarei sempre disponível para orientá-los e ajudá-los.

Curiosidade:

É muito comum aniversariantes de 1 e 2 anos ficarem doentinhos no dia, na véspera ou na semana que antecede a festinha. Caso isso aconteça, tente manter a calma e a positividade. 90% das crianças “saram” após a primeira meia hora de festa! :)

7. Evite posicionar a decoração contraluz

Temos 3 cenários possíveis para posicionar a decoração da festa.

Cenário 1- Decoração de frente para a fonte de luz. Neste caso é possível ver bem todos os detalhes da mesa e também da família na hora da foto. Essa é a melhor opção sempre!

Cenário 2- Decoração de lado para a fonte de luz. Só escolha essa forma quando a primeira não for possível. Essa opção acaba deixando um lado da mesa bem iluminado enquanto o outro fica mais escuro gerando sombras no rosto das pessoas.

Cenário 3- Decoração de costas para a luz. Os pontos negativos de posicionar a decoração dessa forma é que a luz de trás acaba ficando muito clara nas fotos e as pessoas na mesa ficam na parte de sombra. Quem faz a edição vai sempre tentar clarear o rosto das pessoas então todos os detalhes do fundo ficarão super claros.

Se a sua intenção é mostrar alguma paisagem atrás da mesa do bolo isso será muito difícil de atingir. A fotógrafa vai ter que usar um flash pra clarear o rosto das pessoas na mesa.

Antes da festa envie fotos do local para a decoradora e a fotógrafa. Você vai nos ajudar no planejamento para eventuais problemas que possam ocorrer como chuva, fonte de luz insuficiente ou até mesmo espaço. É sempre bom deixar todos preparados!

8. Evite luzes coloridas direcionadas para a mesa

É muito comum que essas luzes coloridas joguem tons de amarelo, azul ou vermelho no rosto das pessoas durante as fotos e isso interfere 100% no resultado, pois é muito difícil tirar no tratamento.

Evite também aquelas luzes indiretas, principalmente as direcionadas de baixo para cima. O efeito nas pessoas não é legal!

9. Hora do Parabéns

-Prepare-se

Deixe a vela preparada, a caixa de fósforo (ou isqueiro) escondida atrás do bolo, a espátula para cortar o bolo, tudo à mão!

-Me avise 10 minutos antes de cantar o parabéns

Me avise o horário que será cantado o parabéns para que eu consiga me preparar adequadamente, pois antes eu sempre troco as baterias e cartão de memória da câmera, e chego antes na frente da mesa para conseguir um bom lugar para me posicionar.

-Me avise se haverá algo especial antes:

Compartilhe comigo se pretende fazer alguma apresentação de fotos (retrospectiva), oração, homenagem a alguém da família, algum anúncio especial.

-Não apague a luz na hora do parabéns

Para foto quanto mais luz melhor! Apagar toda a luz na hora do parabéns pode dificultar a captação de imagens. Não deixe que apaguem todas as luzes do ambiente. É importante ter algumas luzes acesas para que tenhamos fotos nítidas e bonitas deste momento importante da festa.

-Durante o parabéns

Comece a “puxar” o parabéns somente após a vela estar acesa, e procurem não se distrair com outras coisas ou pessoas neste momento.

Prolongue a hora do parabéns cantando no final o “é pique...é pique” ou outra música que tenha costume para termos mais tempo para as fotos.

Assoprem a vela junto com o(a) aniversariante, e se possível assoprem a vela mais de uma vez.

Eu estarei posicionada bem na frente de vocês para registrar cada expressão e emoção. Não se preocupem em olhar diretamente para mim. Este é o momento mais espontâneo, que vocês devem cantar juntos e se divertir.

Se desejarem uma foto posada de vocês olhando para a câmera sugiro fazê-la logo antes de começar o parabéns.

Evite deixar para fazer fotos na mesa do bolo logo após o parabéns, pois nesse momento as pessoas estarão na frente da mesa se servindo dos docinhos, o que dificulta conseguir boas fotos!

10. Harmonizar a cor da roupa com a decoração

Harmonizar a cor da roupa com a decoração não significa necessariamente usar as mesmas cores. Se a festa tem tons fortes, você pode usar roupas com cores mais suaves e evitar cores muito vibrantes. Use tons próximos ou neutros.

Não é imprescindível, mas rende um bom resultado visualmente falando!

Escolha um look confortável para o(a) aniversariante poder correr e brincar à vontade!

Ah, e lembre-se de usar calçados confortáveis, ou pelo menos levar um calçado extra, como por exemplo uma sandália sem salto para aquele final de festa. Festas de bebês pequenos costumam ser bem cansativas para as mamães!!!

11. Aproveite a festa

Dedique um tempo durante a festa para brincar com seu filho(a). Assim também teremos fotos espontâneas e mais descontraídas de vocês juntinhos.

Agora pode aproveitar bastante, pois suas fotos estão garantidas! ♥

29 Jan 2024

Guia - O que você precisa saber antes de sua festa

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp